GameJams: Como funcionam e realmente ajudam? - Parte 1
Tudo sobre nossa experiência participando de diversas gamejams e até sendo host aqui em São José dos Campos!
Existe algumas dúvidas sobre todo o processo de participação de gamejams, equipes, boas práticas e até recomendações, que tal falarmos disso?
Nesse blog nossos dev Guilherme e Felipe vão comentar como as GameJams nos tornaram melhores em fazer jogos e quais GameJams já participamos e como foram?
Tudo isso usando como referência nossas presenças nas Gamejams LudumDare, GlobalGameJam e Facebook GameJam desde 2018!
Como as GameJams nos tornaram melhores em fazer jogos?
É de senso comum que participar de uma Gamejam é difícil. Terminar um projeto complexo como um jogo, estar contra o tempo determinado e ainda co-participar de uma equipe de pessoas que talvez você nao conheça…E com isso, será mesmo que me ajuda?
Com toda certeza ajuda! A gamejam e todos os seus problemas, seja se prazo, de equipe e até os imprevistos, são um condensado do que acontece no dia a dia de todo game dev, a única diferença é que no fim do dia você não volta pra casa (ou simplesmente para de trabalhar, para quem faz home office).
A game jam é um ótimo projeto para entender como funciona a jornada do game dev, você tem um prazo super apertado e tem que planejar o escopo do jogo para conseguir desenvolver dentro do tempo estipulado, você tem que planejar e distribuir tarefas (e cobrar a todos para entregar no prazo), vão surgir dezenas de imprevistos, tanto de planejamento quanto de bugs, vão ter noites mal dormidas, mas se tudo der certo você adicionou mais um jogo no seu portfólio!
É muito comum, não só na área de jogos, que a cada nova obra criada você alcança o potencial para criar algo maior e melhor, e por isso é tão importante participar do maior número de gamejams possíveis, principalmente antes de começar um projeto de verdade (não que a jam seja de mentira, temos até alguns jogos de jams que evoluímos e lançamos como um jogo completo), a cada entrega você acumula bagagem, principalmente de resolução de problemas.
Dito isso, talvez o maior benefício da gamejam seja entregar um jogo. Todos os devs têm dificuldade em decidir quando é o momento para entregar o jogo, e muitos passam mais tempo do que deveriam polindo ou adicionando conteúdo, mas com a deadline da gamejam a equipe não tem escolha a não ser entregar o jogo do jeito que ele estiver no momento final. E isso é ótimo! Você concluiu o projeto, significa que você consegue fazer um jogo do começo ao fim, com um pouco mais de tempo e com a experiência acumulada, você consegue entregar um jogo ainda melhor!
Meu maior conselho para novos game devs e para quem quer entrar na indústria dos jogos é: Participem de gamejams, se desafiem, aceitem os temas, por mais estranhos que sejam e principalmente entreguem jogos!
Quais GameJams já participamos e como foram?
Com +11 anos de empresa, já participamos de diversas gamejams, participamos várias vezes da Ludum Dare, fomos hosts da global gamejam aqui em SJC e até participamos das duas primeiras gamejams do Facebook, mas qual foi a que mais gostamos de participar?
Cada Game Jam tem sua experiência
Ao longo desses anos, cada Game Jam trouxe algo diferente para a gente, mas todas foram divertidas à sua maneira.
A Global Game Jam que sediamos
Sediar a Global Game Jam foi uma experiência totalmente diferente. Foi a primeira vez em que não estávamos só nós desenvolvendo: convidamos alguns amigos desenvolvedores para trabalhar junto no nosso escritório. O clima foi outro! Colaboração, troca de ideias, risadas e a sensação de um mini evento só nosso. Foi super divertido!
As GameJams do Facebook
As GameJams do Facebook adicionaram um fator extra de desafio. Tivemos que ir até São Paulo para participar, e estar fora do nosso conforto, longe de casa ou do escritório, aumentou a pressão. Por outro lado, isso trouxe aquela adrenalina boa na hora de criar algo do zero em tão pouco tempo.
Mas… nossas preferidas mesmo foram as Ludum Dare
Apesar das experiências incríveis nas outras GameJams, as nossas favoritas são, sem dúvida, as Ludum Dares.
Elas têm um formato que se encaixa perfeitamente na nossa rotina:
72 horas para desenvolver, o que dá tempo suficiente para explorar ideias com calma.
Participação online, permitindo trabalhar no conforto do escritório ou até de casa.
Conseguimos inclusive seguir uma rotina própria:
Na sexta à noite, cada um pensa em ideias separadamente;
No sábado e domingo, trabalhamos cerca de 12 horas por dia;
Na segunda, finalizamos o que falta.
Mesmo com uma Game Jam de 72 horas, acabamos trabalhando cerca de 30, o que se adequa bem ao nosso ritmo, já somos pessoas mais “cansadas”. E isso torna a experiência muito mais prazerosa para a gente.
E você? Já participou de alguma?
Cada Game Jam traz uma história, um aprendizado e uma lembrança única. Para nós, todas foram especiais, mas a Ludum Dare tem um lugarzinho especial no coração e na rotina da equipe.
Inclusive, se quiser conferir alguns dos nossos projetos, acesse nosso Itch.io (https://itch.io/c/4159500/game-jams)
Siga-nos nas nossas redes:
Youtube
TiktokEntrem na nossa Comunidade no Discord
E LEMBREM DE JOGAR NOSSO ÚLTIMO LANÇAMENTO: DUNGEONS & DRIVERS


